EQUOTERAPIA HOLÍSTICA


 Autor: Claudia Tannus de Mesquita - Brasil


Equoterapia e Amigos : Equoterapia Holistica 



EQUOTERAPIA HOLÍSTICA: REEDUCAR DEFORMA ECOLÓGICA E INTEGRADA PARAUMA NOVA ERA DE CONSCIÊNCIA

 Autor: Claudia Tannus de Mesquita - Brasil


CPT - Centro de Produções Técnicas



PANORAMA: CAVALO E HOMEM – AMIGOS EM CONTATO DESDE SEMPRE


Os destinos do homem e do cavalo têm se cruzado faz muito tempo, desde que o homem e
cavalo estabeleceram uma relação no começo das eras. O cavalo foi reconhecido e apreciado
pelo homem, muito por conta de sua relevante contribuição para o desenvolvimento da
espécie humana desde sempre. No passado, o cavalo foi um inestimável instrumento tanto
na alimentação, quando era caçado para comer, como no transporte – ele mudou a perspectiva
do homem acerca do mundo, pois tornou possível viajar por distâncias antes inimagináveis
naquele tempo. Desde então, as conquistas do mundo se converteram em trabalho humano,
fazendo com que o homem usasse o cavalo como instrumento de guerra.


Livro * DVD * Blue Ray

Nos dias de hoje, felizmente, este papel foi transformado: os cavalos passaram a ser
amplamente reconhecidos como agentes de processos de reabilitação e de cura para pessoas
com “descapacidades” funcionais, ou como preferivelmente referimos, necessidades especiais.
E mais recentemente, tem sido também, pouco a pouco, reconhecido como um importante
agente de reconexão do homem com sua verdadeira essência, qualidades de sua
inteligência espiritual e de suas habilidades metafísicas de transformação de si mesmo e
do seu entorno.

EQUOTERAPIA POLICIA MILITAR 




Equoterapia Policia Militar 
                                        

Aqueles que praticam a equoterapia podem alcançar um estado de união com os cavalos, o
que os habilita a atuar como uma unidade, estabelecendo uma sincera e harmônica relação
entre ambos, com afetividade e confiança que certamente crescem juntas.
Esta conexão não só propicia uma reabilitação física, porém mais contundentemente, reabilita
a alma, o espírito, a conexão com a energia vital. Na visão quântica da física, essa energia é traduzida como energia quântica, a essência da vida.

BENEFÍCIOS DESTA CONEXÃO: QUEM SÃO AS PESSOAS ESPECIAIS?


A gana de investigar e descobrir novas soluções para as necessidades humanas tem tornado
possível desenvolver atividades dentro do contexto educacional da equoterapia, levando ao
desenvolvimento de melhor qualidade de vida para pessoas muito especiais.
E aqui, gostaríamos de fazer algumas questões deveras interessantes:

• Quem são esses que chamamos de pessoas especiais?

• Serão somente aqueles que possuem alguma “descapacidade” aparente que devem
ter um diagnóstico médico? Serão essas as únicas pessoas que poderiam beneficiar se
de uma interação saudável e curadora?

• Serão esses os que necessitam de apoio médico, os únicos que podem obter as enormes
vantagens de participar de um programa alternativo terapêutico e educacional
em equoterapia?

• Não estará toda a espécie humana em geral, necessitada de uma extremamente
importante reconexão de consciência, no aspecto de sua saúde integral e holística?

• Não podemos também, nós, seres aparentemente sem nenhuma “necessidade
especial”, sermos beneficiados com esta valiosa ajuda da equoterapia como elemento
para o desenvolvimento de importantes habilidades educativas nas múltiplas
inteligências?

ARGUMENTO: PRECISAMOS DE CONTATO CONOSCO MESMO E COM OS DEMAIS


Todos nós estamos conscientes da necessidade de uma educação mais completa,
multidisciplinar e para a vida diante este novo mundo que se cria e se recria o tempo todo.
Esta nova era de consciência exige uma revisão de valores, de interesses, de metas, de
objetivos, de políticas, de educação, etc. Exige uma real e sólida avaliação destes valores
que norteiam as decisões do futuro do planeta.

Nós despertamos nossas consciências para a importância do desenvolvimento das múltiplas
inteligências, habilidades emocionais e mentais que não estão presentes nem nas escolas,
pelo menos não nas tradicionais, e tampouco, estão presentes nos sistemas de assistência
médica ou psicológica na maioria dos países.

Para nos habilitarmos a prover e desenvolver valores essenciais para esta nova geração
são necessários novos programas de educação complementária. Não somente para poder
educar para a desafiadora realidade do mundo globalizado, mas e principalmente, pela
difícil tarefa que é para famílias, escolas e profissionais de saúde, criar no mundo um ambiente
social de harmonia e equilíbrio no dias de hoje.





CONECTANDO NOSSOS SONHOS INTERNOS PESSOAIS: UM CAMINHO PARAA CURA


Que maravilhosa oportunidade para reconectar a criança interna e seus sonhos, galopando
no dorso de um cavalo. A equoterapia holística é uma das mais amplas ferramentas para
programas de educação complementar. Ela traz a oportunidade para que a visão de alma
seja resgatada, porque ela conecta o homem à sua natureza essencial, aos seus conhecimentos
ancestrais e com suas capacidades visionárias. Também traz um novo significado para a
vida, liberdade e habilidades para experimentar ser seu próprio comandante, seu capitão.
Traz habilidades de liderança para um contexto de bem maior, de cooperação e jogo limpo,
onde todos têm a mesma oportunidade de ganhar.

Com o exercício de “tornar-se um”, que está presente na prática da equoterapia, cavaleiro e
cavalo podem experimentar e responder de uma maneira que nenhum outro método
educativo proporciona. Valores como cooperação, fluidez, honestidade, pensamento positivo,
auto-estima podem ser experimentados.

Também traz a experiência de sentir que, na Natureza e no planeta, todos estamos conectados
de alguma maneira e que a escolha de um cria ondas que afetam os demais, não importa o
quão distantes estejam.

Não existe outra maneira de ter êxito, a não ser através da arte de escutar e reconhecer as
necessidades dos demais, incluindo o meio ambiente. O jogo é o de tentar “dançar conforme
a música” e “caminhar com os mocassins do outro”, de forma consciente, e com a certeza de
que estamos fazendo de forma única e excepcional, para que o UNO possa SER como
indivíduo participante da diversidade.

Essa consciência de identidade diferenciada (não egóica) é a única que responde com
habilidade (=s responsabilidade) às necessidades da educação para o mundo moderno, que
propõe criar e construir uma Nova Era de Consciência Ambiental, generosidade e paz no
planeta.

Conexão entre amigos começa de dentro para fora: inteligências transdisciplinares e
multidisciplinares.

A experiência de aprender de dentro para fora dá ao homem a possibilidade de transformar
tudo o que experimenta em habilidades para a vida:

• conectar-se consigo mesmo em um exercício de compartilhar de amor;

• isso o conduz a criar e a manter relacionamentos pacíficos;

• liderança cooperativa;

• empatia Intencional;

• personalidade criativa e generosa;

• consciência de abundância e felicidade.

Essas são algumas das experiências que a equoterapia educativa fomenta para se ancorem e
as mesmas se reconheçam pelas habilidades cognitivas. Porque o processo de aprendizagem
pela experiência própria é a única forma de aprender verdadeiramente. Porque o
conhecimento sem ação não é sabedoria, é somente informação. Nós precisamos mais que
informação nessa nova era de consciência, nós precisamos de transformação. Paulo Freire,
educador popular há tempos já dizia:

“Ninguém educa ninguém, o homem aprende por si,
em contato consigo mesmo e com o mundo”.

A conexão entre amigos evoluirá até mudar o mundo

A relação única que o cavalo brinda ao homem é muito vívida e muito diferente de todas as
demais. É absolutamente necessário que o papel do cavalo em nossas vidas humanas seja
devidamente reconhecido, com uma visão e jornada totalmente novas.

Cavalos não são mais instrumentos de guerra, mas sim guardiões da paz. Eles nos ajudam
a descobrir onde está o elemento que nos move e que está há tempos oculto e incompreendido
dentro de nós mesmos, de nossas almas e corações. A afetividade e o amor que desenvolvemos
na conexão com o cavalo, comparado a outros animais de estimação, que também têm lições
para, nos ensinar, têm uma diferença fundamental.

O cachorro, por exemplo, é tão incondicional em seu amor, que pode vir a nós mesmo quando
o tratamos mal e nos portamos mal com ele. Assim está a nos ensinar sobre o amor
incondicional e a fidelidade; aproxima-se sempre com aquela vontade de brincar peculiar,
que nos relembra nossa criança, e está a nos ensinar a receber.

Já os gatos, em sua forma única de ser, nos ensinam a estar à sua disposição, já que eles
fazem o que querem, quando querem e têm vontade. Ensinam-nos acerca de nos mantermos
firmes em nossa verdade pessoal, e a cuidar de nós mesmos em primeiro lugar. Estão a nos
ensinar a sermos generosos e a dar.

O cavalo nos ensina ambos os lados da moeda, ambos os caminhos e principalmente a forma
de discerni-lo, quando e como fazê-lo, nos ensinando, então, a sermos sábios.

Consciência é ir mais além das fronteiras do bem e do mal, é não somente ser capaz de dar e
receber, mas sim, de estar conscientes de quando e como fazer. Aprendendo os ritmos da
vida, seus ciclos, sua sabedoria natural pode nos trazer de volta para o nosso real lugar de
origem.

A equoterapia com uma abordagem educacional nos dá a oportunidade de criar qualidade
de vida, aprendendo a discernir, com sabedoria e equilíbrio, como escolher uma vida melhor,
passo a passo.

Da mesma maneira que o cavalo escolhe seus caminhos, passo a passo e em um ritmo
cadenciado, será possível aprender como viver a vida desta maneira. Dando o passo e
escutando... E se por acaso, em algum momento não sabemos o que fazer, simplesmente
deixar as rédeas, soltando-as para que o cavalo nos conduza. Ele saberá conduzir-nos no
caminho de volta para casa. Parafraseando a Dory no filme de desenho animado “Procurando
Nemo”: Simplesmente siga cavalgando... siga cavalgando... cavalgando... cavalgando…


Projeto WAKAN TANKA® Equoterapia Educacional Complementária
Desenvolvimento de Valores e Múltiplas Inteligências.
Projeto WAKAN TANKA®: Seus princípios inovadores e diferenciais
contundentes

É o “espírito” que permite que nós encontremos o caminho de superação daquilo que
aparentemente é impossível.

A visão de saúde que traz o Projeto WAKAN TANKA® passa pelo processo da consciência.
Nosso trabalho propõe criar e permitir, através da equoterapia, possibilidades de um
autoconhecimento que conduza a essa consciência, a esse “espírito”.

Com um enfoque não somente para um público de “necessidades especiais” em geral, mas
também para pessoas que, aparentemente, não sofram nenhuma “descapacidade”.
Pessoas que, em seu dia-a-dia, tratam de lidar com seus problemas, suas dúvidas, seus
descontentamentos e seus vícios, mesmo que nem sequer tenham consciência deles, já que
simplesmente sentem, cada vez mais, uma espécie de insatisfação, que não sabem de onde vem

.
Que experimentam um vazio que muitas vezes as leva a abandonar seus sonhos, a se
sentir sem entusiasmo pela vida, a não ser feliz...

O ProJeto WAKAN TANKA® acontece no Ce. Na. F.R.E. (Centro de Fomento y Rehabilitación
Ecuestre), que funciona nas instalações da Escuela de Equitación del Ejército, “Grito de
Asencio” em Montevidéu, no Uruguai.

Ali já acontece um trabalho de equoterapia de reabilitação há mais de dez anos. O Projeto
WAKAN TANKA® se soma ao trabalho deste Centro, ampliando suas atividades para um
novo foco: a educação complementar, o crescimento humano enfocando o Desenvolvimento
de Valores e de Múltiplas Inteligências.


É um tema absolutamente inovador, que nos países sul-americanos recentemente passou a
ter mais transcendência. Ainda existem muito poucos profissionais da área de educação no
meio da equoterapia com foco educativo para pessoas que não necessariamente sofrem do
alguma das várias “necessidades especiais” reconhecidas como enfermidades.


O Projeto WAKAN TANKA® tem como propósito atrair para esta inovadora forma de
equoterapia públicos de estudantes, criança, jovens e adultos, que tenham o desejo de ter
melhor qualidade de vida e percebam a necessidade de desenvolver-se como indivíduos
para viver melhor num mundo tão desafiador como este no qual vivemos.



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