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ARTIGOS ACADÊMICOS :FISIOTERAPIA E EQUOTERAPIAFISIOTERAPIA E EQUOTERAPIA: ARTIGOS ACADÊMICOS
Nessa página você irá encontrar a compilação de pesquisas relacionadas aos trabalhos acadêmicos já prontos sobre fisioterapia e equoterapia, e também trabalhos citados em ambas as disciplinas .
os trabalhos acadêmicos aqui disponibilizados são frutos de pesquisa incessante na internet e também de colaboradores que nos enviam seus trabalhos ou artigos via e-mail
Caso queira ter ser trabalho disponibilizado aqui é só entrar em contato: equoterapiaeamigos@gmail.com -------------------------------------------------------------------------------------------
art-01
ANÁLISE DAS INTERVENÇÕES UTILIZADAS PARA A PROMOÇÃO DA MARCHA EM CRIANÇAS PORTADORAS DE PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumo:
Com o aumento da produção científica em reabilitação, a literatura tem sido fonte de informação para profissionais que atuam nessa área, indicando procedimentos válidos e adequados a determinada situação clínica.
O objetivo deste estudo foi realizar na literatura uma revisão sistemática de artigos científicos que investigaram os efeitos de diferentes tipos de abordagem terapêutica não-invasiva, visando à promoção da marcha em crianças portadoras de paralisia cerebral espástica.
Foi realizada busca em diferentes bases eletrônicas de dados entre janeiro de 1995 e maio de 2003. Com base nos critérios de inclusão, sete estudos foram selecionados e realizada análise da qualidade da evidência por dois examinadores separadamente. utilizando a escala Pedro (índice de concordância Kappa K = 0,95).
Os resultados foram discutidos centrando-se nos seguintes pontos: tipo de investigação metodológica utilizada, caracterização dos participantes dos estudos, descrição dos procedimentos terapêuticos e dos efeitos da intervenção e análise da informação fornecida pelos estudos relacionando efeitos terapêuticos com funcionalidade.
Os resultados desta revisão sistemática poderão nortear a atuação clínica em paralisia cerebral, estimulando prática com base em evidênêlas.
Palavras-chave: paralisia cerebral, fisioterapia, eletroterapia, equoterapia!hipoterapia e marcha.
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art-02
A INFLUÊNCIA DA EQUOTERAPIA NO DESEMPENHO MOTOR E ALINHAMENTO POSTURAL DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL ESPÁSTICO-ATETÓIDE – ACOMPANHAMENTO DE UM CASO*
Resumo:
O objetivo desse estudo foi verificar, através de um estudo de caso, os benefícios no desempenho motor e no alinhamento postural de tronco no pré e póstratamento com a equoterapia em uma criança portadora de paralisia cerebral espástico-atetóide.
A criança foi avaliada por meio da escala GMFM (Gross Motor Function Measure), sempre antes e após cada sessão de equoterapia,durante 10 sessões, avaliando o desempenho motor da criança.
Para a avaliação do alinhamento postural de tronco foram analisados os registros fotográficos das vistas lateral direita, lateral esquerda e posterior antes e após cada sessão, com a criança colocada na postura sentada em um banco sem encosto, os pés apoiados na superfície, verificando o endireitamento de tronco e o posicionamento cefálico.
Os resultados obtidos permitiram observar que não houve melhora significativa no desempenho motor, porém com relação ao alinhamento postural verificou-se importante melhora após cada sessão.
Palavras-chave: Equoterapia; Paralisia Cerebral; Alinhamento Postural; Desempenho Motor.
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art-03 OS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA FÍSICAResumo:
Este trabalho tem com objetivo investigar as contribuições da Equoterapia (terapia sobre e
com o cavalo), prática tão remota e, ao mesmo tempo, tão atual, no tratamento de pessoas
com deficiência física e/ou com necessidades especiais, dentro do enfoque psicoterapêutico.
Estruturado de forma didática e sintética seus objetivos específicos são: Conceituar e
caracterizar a Equoterapia; Definir e apresentar a classificação geral de deficiência física;
Demonstrar os benefícios da estimulação através da Equoterapia para o desenvolvimento das
áreas motoras, linguagem, cognição, socialização da criança com deficiência física.
Para isso basearemos em literatura especifica a respeito do assunto, relatos e estudos de casos
vivenciados na APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) Novo Amanhecer da
cidade de Santa-Fé onde atualmente há um trabalho de Equoterapia sendo desenvolvido.
Palavras-Chave: Deficiência Física. Desenvolvimento Humano. Equoterapia.
Autor(a) Glaucia Meri Silverio Ferlini e Nilton Cavalari BAIXAR O ARTIGO > CLIQUE AQUI -----------------------------------------------------------------------------------
art-04
A EQUOTERAPIA NA REABILITAÇÃO DA SÍNDROME VESTIBULAR PERIFÉRICA
Resumo
Apesar de a equoterapia ter sido descoberta em 500 a.C. e já fazer parte do currículo universitário na França
desde 1967, este método é ainda muito recente no Brasil e poucos são os estudos concluídos e publicados
a respeito de sua eficácia. Esta pesquisa está sendo de grande valor, pois o tema abordado ainda está
sendo estudado por muitos pesquisadores e apesar de poucos serem os trabalhos já concluídos a respeito,
todos apresentaram resultados satisfatórios. A comprovação na prática da eficácia da equoterapia na
diminuição e/ou cura dos sintomas da Síndrome Vestibular Periférica, além de incentivar o estudo científico,
beneficiará os portadores desta síndrome tanto em relação a uma cura da doença como à recuperação da
qualidade de vida dos mesmos. Até o presente momento, devido à pesquisa se encontrar em andamento,
pode-se dizer que, a equoterapia está demonstrando ser eficaz no tratamento da Síndrome Vestibular
Periférica, como mostra a mensuração dos exames, do questionário e relatos dos pacientes em relação à
diminuição dos sintomas sendo desnecessário o uso de medicamentos.
autor(a) Tássia Camila Favaro
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art-05
Discussão sobre o efeito positivo da equoterapia em crianças cegas
A equoterapia é um recurso terapêutico que utiliza o cavalo como um instrumento cinesioterapêutico para proporcionar uma melhora nas áreas motoras, cognitivas e emocionais de indivíduos portadores de necessidades especiais. Uma pesquisa foi conduzida com cinco crianças com diagnóstico de cegueira de acordo com o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), na faixa etária de 5 a 11 anos de idade. O processo mostrou que sua aplicação, quando realizada com técnicas adequadas e por equipe capacitada, proporciona melhoras nos aspectos motores – relacionados à marcha e ao equilíbrio, aspectos cognitivos –, na aprendizagem pela estimulação dos outros sentidos e nos aspectos emocionais – relações sociais e sentimento de segurança.
Palavras-chave: Equoterapia, Recurso terapêutico, Cegueira, Aspectos motores, cognitivos e emocionais.
Carlos Henrique Silva: Mestre em Psicologia, Professor de Psicologia Experimental e Psicofísica, Membro da equipe do Programa de Equoterapia e do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Trânsito e Transporte (NEPITT) da Universidade Católica Dom Bosco.
Sonia Grubits: PhD em Semiótica pela Paris 8 (Sourbonne), Doutora em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, Coordenadora do Programa de Mestrado em Psicologia da UCDB. |
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art - 06
A aquisição da motricidade em crianças portadoras de Síndromede Down que realizam fisioterapia ou praticam equoterapia.
Resumo :
Objetivo: Verificar a aquisição de marcos motores em crianças portadoras de Síndrome de Down
que realizam a equoterapia ou fisioterapia convencional. Materiais e métodos: Estudo transversal que contou com 33 indivíduos portadores de Síndrome de Down com idade entre 4 e 13 anos, de ambos os sexos, divididos em 2 grupos: Grupo 1 – equoterapia; Grupo 2 – fisioterapia em solo.
A motricidade global, o equilíbrio estático e o dinâmico foram avaliados com uso da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM).
Utilizou-se um questionário para relatar a aquisição de marcos motores, prováveis alterações na acuidade auditiva, visual e/ou posturais, força muscular e o tempo de tratamento. Resultados:
Para analise das variáveis, realizou-se o teste de Shapiro--Wilk, o teste de Qui-Quadrado e o teste Exato de Fisher, o teste t e ANOVA seguido de post hoc de Bonferroni; o nível de significância foi 0,05.
As aquisições dos marcos motores nas crianças portadoras de Síndrome de Down apresentam atraso considerável em comparação com crianças com desenvolvimento normal p < 0,05.
As crianças que realizam fisioterapia apresentam melhor equilíbrio estático e dinâmico do que indivíduos que realizam.... BAIXEM O ARQUIVO COMPLETO EM PDF
Palavras-chave: Equoterapia, Recurso terapêutico, , Aspectos motores, cognitivos e emocionais, Síndrome de Down
autores:Jamili Anbar Torquato[a], Aline Féria Lança[b], Décio Pereira[b], Felipe Gonzalez Carvalho[b],
Roberta Dutra da Silva[b]
[a] Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de São Paulo (FMUSP), docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), coordenadora do curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar da mesma instituição, São Paulo, SP - Brasil, e-mail: jamilianbar@yahoo.com [b] Fisioterapeutas pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), São Paulo, SP - Brasil, e-mails: line.pqna@hotmail.com,morenoclubber@hotmail.com, feekrvalho@yahoo.com.br, robertadutra2003@hotmail.com
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